segunda-feira, 29 de outubro de 2012
EVENTO DA BRITE 2012,NO PÍER MAUÁ !!! Complexo do Alemão ganha espaço em Feira Internacional de Turismo.
Depois de 48 anos, Nilcea Rocha está tendo a oportunidade de apresentar sua comunidade para o mundo. Com empolgação e orgulho, ela passou o fim de semana mostrando o que o Complexo de Alemão tem de melhor, no Salão de Turismo do Estado do Rio de Janeiro / Brazilian International Tourism Exchange (Brite 2012).
Pacotes com roteiros turísticos e artesanato de moradores foram expostos no estande da feira, no Píer Mauá, entre sexta (28/9/12) e ontem.
Após parceria com o Sebrae, ela criou a primeira agência de turismo receptivo do Complexo do Alemão. Caminhada por becos e vielas, trilha ecológica, visita a casarões históricos, passeio de teleférico e tour noturno, com paradas para mostrar o artesanato local, fazem parte do pacote.
– Tudo isso já existia na comunidade, mas era escondido pela violência e não tínhamos para quem mostrar. Após a pacificação, estamos tendo a oportunidade de mostrar o Complexo para o mundo – afirmou Nilcea, que emprega 20 moradores como guias turísticos.
Para o secretário de Turismo, Ronald Ázaro, a pacificação de comunidades antes dominadas pelo poder paralelo está permitindo expandir o turismo e oferecer mais atrativos aos visitantes.
– Depois das UPPs, os turistas estão com mais curiosidade de visitar as comunidades do Rio. A demanda é grande e o Complexo do Alemão tem recebido cariocas e turistas nacionais e internacionais. Por isso estamos, em parceria com o Sebrae, identificando roteiros e capacitando moradores para melhor receber os visitantes – afirmou Ronald Ázaro.
Prova disso, é que na manhã de sábado (29/09), um grupo de 32 jornalistas estrangeiros e operadores do trade turístico, que vieram cobrir o Brite 2012, foram conhecer o Complexo do Alemão, guiados pelo secretário. Profissionais vindos de países, como Hungria, Inglaterra, Itália, Bahrein, Uruguai, Argentina, França, Alemanha e Polônia andaram de teleférico e saborearam uma feijoada em um comércio local.
Com a participação de 35 municípios turísticos do estado do Rio, o objetivo do evento, de acordo com Ázaro, é promover não apenas os pontos turísticos da capital, mas também mostrar o potencial de todo o estado e “divulgar que temos outras Cidades Maravilhosas no interior”.
A feira contou com 175 expositores, 190 operadores de 35 países e 2.400 encontros na Bolsa de Negócios. Cerca de 1.600 profissionais se inscreveram para o Fórum do Conhecimento e 226 hoteleiros participaram do Encontro Internacional de Hotelaria. O Brite 2012 teve ainda 50 palestras sobre o setor, 45 shows folclóricos e 10 espaços gastronômicos.
FONTE: Secretaria de Imprensa do Rio de Janeiro
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário