segunda-feira, 29 de outubro de 2012
EVENTO DA BRITE 2012,NO PÍER MAUÁ !!! Complexo do Alemão ganha espaço em Feira Internacional de Turismo.
Depois de 48 anos, Nilcea Rocha está tendo a oportunidade de apresentar sua comunidade para o mundo. Com empolgação e orgulho, ela passou o fim de semana mostrando o que o Complexo de Alemão tem de melhor, no Salão de Turismo do Estado do Rio de Janeiro / Brazilian International Tourism Exchange (Brite 2012).
Pacotes com roteiros turísticos e artesanato de moradores foram expostos no estande da feira, no Píer Mauá, entre sexta (28/9/12) e ontem.
Após parceria com o Sebrae, ela criou a primeira agência de turismo receptivo do Complexo do Alemão. Caminhada por becos e vielas, trilha ecológica, visita a casarões históricos, passeio de teleférico e tour noturno, com paradas para mostrar o artesanato local, fazem parte do pacote.
– Tudo isso já existia na comunidade, mas era escondido pela violência e não tínhamos para quem mostrar. Após a pacificação, estamos tendo a oportunidade de mostrar o Complexo para o mundo – afirmou Nilcea, que emprega 20 moradores como guias turísticos.
Para o secretário de Turismo, Ronald Ázaro, a pacificação de comunidades antes dominadas pelo poder paralelo está permitindo expandir o turismo e oferecer mais atrativos aos visitantes.
– Depois das UPPs, os turistas estão com mais curiosidade de visitar as comunidades do Rio. A demanda é grande e o Complexo do Alemão tem recebido cariocas e turistas nacionais e internacionais. Por isso estamos, em parceria com o Sebrae, identificando roteiros e capacitando moradores para melhor receber os visitantes – afirmou Ronald Ázaro.
Prova disso, é que na manhã de sábado (29/09), um grupo de 32 jornalistas estrangeiros e operadores do trade turístico, que vieram cobrir o Brite 2012, foram conhecer o Complexo do Alemão, guiados pelo secretário. Profissionais vindos de países, como Hungria, Inglaterra, Itália, Bahrein, Uruguai, Argentina, França, Alemanha e Polônia andaram de teleférico e saborearam uma feijoada em um comércio local.
Com a participação de 35 municípios turísticos do estado do Rio, o objetivo do evento, de acordo com Ázaro, é promover não apenas os pontos turísticos da capital, mas também mostrar o potencial de todo o estado e “divulgar que temos outras Cidades Maravilhosas no interior”.
A feira contou com 175 expositores, 190 operadores de 35 países e 2.400 encontros na Bolsa de Negócios. Cerca de 1.600 profissionais se inscreveram para o Fórum do Conhecimento e 226 hoteleiros participaram do Encontro Internacional de Hotelaria. O Brite 2012 teve ainda 50 palestras sobre o setor, 45 shows folclóricos e 10 espaços gastronômicos.
FONTE: Secretaria de Imprensa do Rio de Janeiro
MINHA HISTÓRIA !!!
O projeto “Bom Fruto” partiu de uma ideia de Nilcea Rocha, mais conhecida como “Ceinha”, que estando à frente do “Centro Social Ceinha Rocha” e durante muito anos à frente da “Associação de Moradores do Adeus”, lutando pela cidadania e oportunidades aos moradores desta comunidade. Porém, o desejo de crescimento foi maior quando surgiu a ideia do projeto BOM FRUTO TURISMO, onde mais uma vez esse trabalho decidi formar, capacitar e desenvolver jovens aptos a falar e conhecer melhor o lugar rico onde vivem e estarem prontos para receberem turistas no Complexo do Alemão. Essa vontade de crescer não é pouca, a partir daí consolidamos e com apoio dos parceiros executamos o tão sonhado projeto. Hoje o projeto “Bom Fruto” já conseguiu formar e capacitar 60 jovens. O projeto tem dados alguns frutos, mas para esta árvore continuar dando fruto precisamos de parceiros. Conto com a ajuda de vocês para continuar tirando os jovens da ociosidade e trazendo a sustentabilidade para o Complexo do Alemão.
ENTREVISTA FEITA POR FELIPE CEROLIM DO MERCADO DE EVENTO,O PORTAL DE TURISMO BRASILEIRO, Morro do Alemão tem capacidade para atrair mais turistas
Criadora do projeto que ensina a jovens da comunidade do Alemão a profissão de guia de Turismo, Nilcéa Rocha criou em 2009 a agência de Turismo Bom Fruto Turismo, onde leva visitantes para conhecer os principais pontos turísticos do morro do Alemão.
A dona da agência explicou como teve a ideia de criar e ensinar aos jovens da comunidade a profissão. “Vi na construção do teleférico a oportunidade de tirar os jovens da ociosidade e dar um retorno para a nossa comunidade. Acreditava que tínhamos potencial para explorar a visita não só dos estrangeiros, mas de brasileiros que tinha curiosidade de conhecer melhor esse locais”.
Nilcéa também falou sobre como funciona o receptivo para os grupos que tem interesse em conhecer o Alemão. “Temos diversos pontos interessantes. Somos procurados pelos grupos para montar pacotes e já chegamos a levar mais de 80 pessoas. Fazemos todo tipo de visitas. Uma delas no mirante do Morro do Adeus, onde se tem uma visão de toda a cidade do Rio de Janeiro, ou ainda programas gastronômicos, culturais e apresentações musicais e teatrais”, contou.
Em 2010 foram formados 62 jovens no nosso programa e em 2013 serão formados mais 70 novos jovens que aprendem o básico de inglês, espanhol e frânces.
quarta-feira, 17 de outubro de 2012
terça-feira, 16 de outubro de 2012
Assinar:
Comentários (Atom)











































